Como usar ecofraldas
Tudo que você precisa saber para usar ecofraldas no seu bebê, bora?
As fraldas descartáveis são um verdadeiro desastre ambiental disfarçado de praticidade. Por dia, uma grande quantidade de dinheiro e recursos são transformados em toneladas de lixo que estima-se que ficarão aproximadamente 500 anos por aqui, além de todas as substâncias e riscos que a degradação dos aparatos descartáveis geram. É muito impacto em apenas 1 produto que é usado 1 vez só no nosso bebê né? Ainda bem que temos a opção consciente de trocar 6000 fraldas descartáveis por 20 ecofraldas!
As fraldas ecológicas são uma evolução da antiga fralda de pano, onde colocamos as novas tecnologias dos tecidos a nosso serviço e transformamos um item que poderia ser descartável em uma fralda que pode ser usada muitas vezes de recém nascido ao desfralde, em vários bebês. Com aproximadamente 1/3 do dinheiro que se gastaria com fraldas descartáveis você compra um enxoval de ecofraldas.
Além disso, um fator pouco divulgado, pois não interessa para a indústria massiva e cruel do plástico, é que os componentes da fralda descartável são nocivos para peles tão sensíveis como a dos bebês. É bem comum bebês com alergias nos pontos em contato com as fraldas descartáveis, você deve conhecer algum!
Ecofralda é sinônimo de saúde, economia e menos lixo no planeta, vamos conhecer como ela funciona então?
Composição e ajuste
A ecofralda é composta pela fralda + absorvente.
É feita de um tecido impermeável por fora, o que a torna funcional e por dentro temos a opção de toque seco ou algodão orgânico. A fralda possui um bolso onde vão os absorventes e eles que determinam o tempo de duração da fralda, quanto mais camadas, mais tempo entre trocas. O nosso absorvente, por ser em tecido 100% algodão, também pode ser usado por fora do bolso, uma opção que sugerimos para início da jornada com ecofraldas, enquanto os tecidos ainda não atingiram a sua capacidade máxima de absorção e a família ainda está aprendendo e se adaptando as tantas novidades do puerpério!
A ecofralda possui botões para ajuste que vão determinar o tamanho desde recém nascido até o desfralde, estimamos de 3 a 15 kg, mas isso varia muito conforme o biotipo do bebê.
Lavagem
Sugerimos lavar algumas vezes com água fria antes de usar, estimamos que os tecidos internos requeiram aproximadamente 10 lavagens para se aproximar da sua absorção máxima, isso é um dos motivos de serem comuns os vazamentos no início do uso.
Após o uso, se for uma fralda somente de xixi, sugerimos fechar (conforme foto) e armazenar em um cesto ventilado. Se for fralda de cocô sugerimos que descarte o que for possível no vaso sanitário e pode fazer uma pré lavagem ou molho rápido somente com água, o que vai facilitar a lavagem depois na máquina. Não é obrigatório, as fraldas podem ficar bem fechadas e armazenadas para serem lavadas junto com as restantes. O manejo cada família vai encontrar o que mais se adequa. Não sugerimos molho longo (mais que algumas horas) e nem lavagem a mão pois pode prejudicar a camada impermeável da fralda. A fralda de pano moderna não é para ser esfregada nem torcida!
Para lavar na máquina, coloque as fraldas com todos os botões abertos mais os absorventes (retirados do bolso) e lave com no mínimo 3 enxagues e com a mesma quantidade de sabão que se usa para uma quantidade equivalente de roupas. Também é indicado não esfregar sabão em barra, não usar amaciante nem alvejante e não passar a ferro.
Para retirar manchas que ficaram após a lavagem indicamos secagem ao sol. Os absorventes podem ser secados na secadora, as fraldas não pois o tecido impermeável não resiste a altas temperaturas (máximo 30°).
Todos esses cuidados são para preservar a fralda e mantê-la útil para mais bebês!
Enxoval
O enxoval ideal que sugerimos é de 30 fraldas e absorventes variados, de 2, 4 e 6 camadas. Sugerimos como mínimo para ter uso exclusivo 20 fraldas + 20 absorventes. É importante ter absorventes de 2 ou 4 camadas para usar no início que são menos camadas e trocas mais frequentes e mais próximo do desfralde quando o de 6 camadas requer reforço. Isso é uma média, cada bebê tem a sua individualidade e precisamos achar a medida ideal para fazer dar certo o uso das ecofraldas;
A quantidade de fraldas e absorventes vai determinar a frequência de lavagem, é importante refletir que tendo o enxoval ideal recomendado você economiza água pois vai lavar a cada 3 ou 4 dias e preserva a fralda por mais tempo.
Além do uso diário, a fralda ecológica (sem os absorventes) pode ser usada na água (praia ou piscina).
Manejo
Após a secagem, insira os absorventes conforme a idade e fluxo do seu bebê dentro do bolso da fralda, o ajuste nos botões deve ser feito após inserir os absorventes. Observe se os absorventes ficaram bem esticados dentro do bolso pois as dobras nas bordas é um dos motivos mais comuns de vazamentos. É muito importante o ajuste no bebê, a fralda deve moldar o corpinho e o elástico deve ficar na virilha e não na coxa.
Se for usar os absorventes por fora do bolso, o ajuste de tamanho P ou M deve ser feito antes de colocar o absorvente sobre a fralda e ajustar no bebê.
Os vazamentos fazem parte da maioria das famílias que estão aprendendo a manejar as ecofraldas. Os principais motivos são absorventes mal colocados dentro do bolso, inadequados em quantidade para o fluxo do bebê ou impermeabilizados por uso de muito sabão, sabão de glicerina ou excesso de pomadas para assaduras. Sugerimos uso de pomadas mais naturais que não irão agredir a pele do bebê e os tecidos das fraldas. Para corrigir a impermeabilização deve-se ferver os absorventes por alguns minutos, esse procedimento também removerá odores que vão se acumulando nos tecidos. As capas podem ser deixadas de molho por 1 hora em uma água temperatura de banho. Para potencializar o processo pode ser feito uma lavagem profunda com produtos anti resíduos da sua preferência.
Essas são dicas gerais e baseadas na experiência da família da Sara, nossa bebê que nunca usou fraldas descartáveis! Cada família ao longo do processo vai encontrar as suas preferências e escolhas dentro da rotina com ecofraldas.
É importante destacar que o período de adaptação a rotina é normal para todas as famílias, e nessa hora é importante manter viva a motivação que moveu a escolha pelas ecofraldas. Focando no bem que você está fazendo para o planeta, qualquer dificuldade será pequena e em seguida esquecida em meio a tantos benefícios. Siga firme!
A Saracura
O que nos move é oferecer muito mais que fraldas ecológicas, é promover um movimento de conscientização. Por isso criamos o nosso selo de consciência que é um compromisso que assumimos de transformar o seu investimento em ações que melhoram o mundo.
Além disso, a nossa fralda tem estampada a frase “Eu faço a diferença”, que carrega o nosso propósito de ser inspiração e exemplo de que é possível ser consciente e responsável nas nossas ações e tonar esse mundo mais amor e menos lixo.
Saiba mais nas nossas redes sociais @saracuraecofraldas